![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEioFdFN8KbSZJoSfVY-cAdZZhxQNCBuXkmU5aGsvwpQYRWxGgACsxnA0n59Pd4R_aZkQFmtNaG5OLuKu7NaCnow6lZ4rZCgIaM5d9TvaoAvF4QR4xYgknFagIBBRToL0IFlUTQj3sJUHLUn/s400/Ordem+Demolay.png)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisGwN77DRHbbEzRaava7kFUaL8-t96p9s0xN9r1Chjib2W31rN_WvCDf-2-4xDloCu_msGCoTYkjWzClCxawXnM1VmyaGry6O4oWX20TtsJmLiYOhwGaaBSCsZBu-PyZQ-QiPiDSw8a_ZL/s200/demolay_logo.png)
A Ordem DeMolay é uma organização filosófica e fraternal, para jovens - do sexo masculino - com idade compreendida entre os 12 e os 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. É patrocinada e apoiada pela Maçonaria, oficialmente desde 1921, que na maioria dos casos cede o espaço de seu templo para as reuniões dos "Capítulos", denominação da célula da organização.
A Ordem é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos.
Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil. O jovem DeMolay que completa 21 anos de idade, é denominado "Sênior DeMolay" e passa a acompanhar os trabalhos da Ordem através da "Associação DeMolay Alumni". No Brasil, distribuídos em mais de setecentos capítulos, os milhares de DeMolays regulares de todos os estados da federação se reúnem freqüentemente.
No mundo, a Ordem DeMolay pode ser encontrada em: Aruba (Países Baixos), Alemanha, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guam (Estados Unidos), Itália, Japão, México, Panamá, Paraguai, Peru e Portugal.
A Ordem DeMolay não garante a entrada de seus membros à Maçonaria. Seus membros podem pertencer à qualquer religião, desde que acreditem na existência do Pai Celestial.
Os princípios da Ordem são baseados em virtudes como a fraternidade e o companheirismo, incentivando cada membro a trilhar seu caminho seguindo preceitos que são considerados pela Ordem diferenciais na vida de um líder e determinantes para seu destino.
A Ordem se baseia nas chamadas "Sete Virtudes Cardeais de um DeMolay", que são:
- Amor filial;
- Reverência pelas Coisas Sagradas;
- Cortesia;
- Companheirismo;
- Fidelidade;
- Pureza;
- Patriotismo.
Os baluartes da Ordem são a defesa das Liberdades:
- "Religiosa" representada pelo Livro Sagrado.
- "Civil", representada pela Bandeira Nacional.
- "Intelectual", representada pelos Livros Escolares.
Assim prescreve a ética de um DeMolay:
- Um DeMolay crê no Pai Celestial;
- Um DeMolay respeita todas as mulheres;
- Um DeMolay é honesto;
- Um DeMolay ama e honra seus pais;
- Um DeMolay é leal aos ideais e aos amigos;
- Um DeMolay cumpre sua palavra;
- Um DeMolay é puro e leal;
- Um DeMolay é patriota na paz e na guerra;
- Um DeMolay cumpre as leis;
- Um DeMolay por preceito e exemplo deve preservar a boa conduta a que livremente se comprometeu.